fbpx


Filme para empreendedor: Conheça 15 sugestões de filmes e séries para assistir e se inspirar na arte de ganhar dinheiro e negócios!

Por mais que empreender seja algo bom e praticamente viciante para algumas pessoas, quando ainda estamos começando pode parecer bem desafiador.
É comum ver pessoas que estão empreendendo pela primeira vez sem ideia de por onde começar ou como fazer para inovar no mercado de empreendimentos.
Foi pensando nisso que eu separei alguns filmes, séries e documentários que não só vão divertir você e aliviar o estresse, como também vão inspirar você e ensinar muita coisa sobre a arte de empreender!
Então se acomode no sofá, ligue a TV e veja essa lista com os 15 filmes sobre negócios para se inspirar e empreender!

Uma dica antes de assistir


Todas essas 15 sugestões para muitas pessoas são apenas uma forma de passar o tempo, mas para um empreendedor estes filmes, séries e documentários que eu vou sugerir possuem um “ponto chave”, ou seja, uma moral na história que serve para ensinar os empreendedores uma lição importante.
A verdade é que existe a tal “moral da história” em todos os filmes e séries que existem.
A série Breaking Bad por exemplo, mostra o drama vivido por Walter white
um professor de química que é diagnosticado com câncer terminal e passa a fabricar metanfetamina para tentar dar um futuro melhor para sua família quando morrer.
Walter possui um dilema que é muito comum a uma boa parte dos empreendedores que estão iniciando, pois ele sabe fabricar a melhor e mais pura metanfetamina do país mas é um péssimo empreendedor.
O ponto chave dessa série para os empreendedores é: Não adianta ter o melhor produto do mundo, se você não saber vender, ninguém vai comprar.
Esse pequeno exemplo é apenas para mostrar que podemos aprender algo novo e que vai nos ajudar a levantar um negócio mesmo assistindo a filmes.

15 dicas de filmes para assistir, se inspirar e empreender!

1 – Fome de poder (The Founder)

O filme fome de poder conta a história da famosa franquia de fast food Mcdonald’s, que após receber uma demanda sem precedentes e uma quantidade de consumidores fora do normal, o vendedor Ray Kroc aproveitou a oportunidade e consegue uma participação no negócios de dois irmãos, Richard e Maurice Mac McDonald, que mais tarde se tornaria uma das marcas mais famosas do mundo.
O filme mostra em detalhes como Ray transformou, mesmo que de forma um tanto quanto a ideia dos irmãos McDonald em um dos maiores conglomerados do mundo.

2 – Joy: O nome do sucesso

Joy: O nome do sucesso é um filme estadunidense que chegou ao Brasil em 21 de janeiro de 2016 e conta a fantástica história de Joy Mangano, uma mãe solteira que possui uma série de problemas relacionadas a vida pessoal.
Mesmo vivendo com os pais divorciados na mesma casa, Joy consegue inventar um esfregão inovador batizado de “Miracle mop”, uma invenção utilizada até os dias de hoje e que provavelmente você deve ter em casa.
Mas se engana quem pensa que Joy Mangano parou por aí, ela também é a responsável por inventar o “rolykit”, uma espécie de maleta que possui dezenas de compartimentos, feita para ser uma caixa de armazenamento doméstico para pessoas que não possuem tanto espaço.

3 – O lobo de wall street

O lobo de wall street é um dos filmes mais famosos sobre negócios, empreendimentos e bolsa de valores. O papel principal é estrelado por ninguém menos que Leonardo Dicaprio, que vive o papel do ambicioso Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores.
Jordan consegue criar um império de rápida ascensão, enriquecendo e ganhando cada vez mais destaque do mundo dos negócios. O que ninguém imagina é que esse brilhante corretor e seus associados, fizeram sua fortuna com através de negocios ilicitos.
Mas apesar do mal exemplo que Jordan dá ao decorrer do filme uma coisa não podemos negar, ele possui enorme talento para vendas e sabe como ninguém usar as estratégias de marketing para enganar seus clientes.
Entretanto, se elas podem ser usadas para enganar também podem ser usadas para entregar aos clientes produtos de qualidade e ainda aumentar o faturamento do seu empreendimento. A chave é saber como vender!

4 – A grande aposta

O filme “A grande aposta” narra uma história real que abalou a economia do mundo em 2008 quando a bolha imobiliária estourou nos estados unidos.
Os protagonistas, do filme são exatamente as pessoas que descobriram essa bolha e souberam aproveitar a oportunidade para ganhar milhares de dólares.
Isso aconteceu graças a Michael Burry, o “guru de Wall Street”, que conseguiu descobrir um risco eminente de inadimplência com os empréstimos feitos para o mercado imobiliário.
Apesar de milhares de pessoas terem sofrido, perdido suas casas, seus empregos e até suas vidas graças a falência de diversos bancos e empresas, esse filme possui uma moral muito interessante: Fique atento às oportunidades e não tenha medo de arriscar.
Claro que os riscos devem ser medidos com calma, mas é necessário ter em mente que o empreendedor que têm medo de investir provavelmente não vai crescer.

5 – Piratas do vale do silício

O filme piratas do vale do Silício estreou em 20 de julho de 1999 e, apesar de ser um tanto antigo vale muito a pena conferir.
Ele conta a história de Steve Jobs (fundador da Apple) e Bill Gates (fundador da Microsoft) e mostra como a rivalidade entre os dois começou.
O filme se passa na década de 70, quando a informática e os computadores eram algo distante do público e utilizados apenas por grandes empresas.
Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak, criaram o primeiro computador pessoal da história, que era basicamente uma televisão ligada a uma CPU com teclado.
Entre os dramas vividos por Steve com relação sua família e as loucuras feitas por Bill Gates na faculdade, surgem a Apple e a Microsoft, duas das maiores empresas de tecnologia do mundo!
O mais interessante nesse filme é que ele conta em detalhes como Steve Jobs e Steve Wozniak conseguiram inventar uma das mais importantes máquinas na história da humanidade usando a garagem de seus pais e peças baratas.
Um filme realmente inspirador para quem quer começar um negócio do zero!

6 – Control+Alt+Compete

Apesar do nome bem diferente, o documentário “Control+Alt+Compete” foi feito por ninguém menos que a Microsoft e mostra o mundo das StarTups por dentro.
Para quem ainda não sabe, empresas de Startup são os empreendimentos que trabalham ideias inovadoras e totalmente inéditas, esse tipo de empresa têm crescido muito e se tornaram muito populares entre investidores e conglomerados.

Com certeza é um filme para empreendedor assistir mais de uma vez.

7 – Vai que Dá: A cara das Startups brasileiras

Outro documentário muito interessante sobre Startups é o nosso queridíssimo “Vai que Dá: A cara das Startups brasileiras”. Um documentário 100% nacional que mostra como as empresas de startups como a “Minha Vida” e a “Kekanto”.
O documentário é bem curtinho, tendo um total de 9 episódio cada um com 9 minutos de duração aproximadamente.
As ideia das empresas de startups é se tornarem grandes o suficiente para serem arrematadas em um único golpe por empresas maiores, fazendo com que os sócios e investidores ganham fortunas, por isso se tornaram tão populares.

8 – Shark Tank Brasil

Shark Tank é um seriado exibido originalmente nos estados unidos e que ganhou o gosto do público ao ponto de ser exibido também em outros países, como o Brasil.
Durante o seriado empreendedores de todo o país se reúnem com empresários de renome com o objetivo de conseguir investidores para suas ideias ou empresas.
O elenco do Shark Tank Brasil conta com personalidades conhecidas do mundo dos negócios como Robinson Shiba (CEO e fundador da China In Box e Gendai), Cristiana Arcangeli (empresária de moda conhecida por organizar os primeiros eventos de moda do Brasil), João Appolinário (CEO da Polishop) e Camila Farani (uma das maiores investidoras Anjo do Brasil).

Nota: É conhecido como “Investidor Anjo” o empresário que compra parcialmente empresas de startup e usa sua experiência para alavancar a empresa para que esta valorize e seja comprada por conglomerados.

9 – O Sócio

Muito similar ao Shark Tank, o seriado “O sócio” conta com a participação de Marcus Lemonis, Diretor geral de uma multibilionária.
No seriado Marcus Lemonis age como uma espécie de investidor anjo e sai em busca de empresas que estão passando por uma crise, ele investe seu dinheiro nessas empresas e utiliza seu conhecimento no mercado para coloca-las nos trilhos, para depois vendê-las e lucrar.

10 – O aprendiz

“O aprendiz” é a versão brasileira do seriado estrelado por ninguém menos que Donald Trump de nome “The Apprentice”.
Durante os episódios, competidores de diferentes lugares lutam entre si pela sonhada vaga de aprendiz. Vale lembrar que este é um Reality Show de negócios onde os competidores devem executar as ações pedidas pelo chefe de uma multimilionária para chegar na final.

11 – Gigantes da indústria

A série biográfica “Gigantes da Indústria”, retrata nomes marcantes de empresários que transformaram os EUA em uma superpotência Mundial.
Em cada episódio da série apresentada pela Emissora History Channel, podemos conhecer um pouco mais da história de personalidades como Rockefeller, Vanderbilt, Carnegie, Ford, Morgan, etc. E também ficamos sabendo como eles ergueram seus impérios.

12 – Banco ou bitcoin

“Banco ou bitcoin” é um documentário lançado em 2016 que conta a trajetória da criptomoeda mais famosa e cara do mundo, de uma simples ideia proposta por Satoshi Nakamoto, até o que ela se tornou hoje.

Curiosidade: A menor fração do bitcoin é conhecida como “Satoshi” para homenagear o momento que Satoshi Nakamoto minerou o bloco gênesis do Bitcoin.

13 – Vivendo com 1 dólar

O documentário “vivendo com 1 dólar” nasceu da experiência feita por estudantes de economia com o objetivo de chamar atenção para as desigualdades sociais.
Durante todo o documentário, que foi gravado na Guatemala por 56 dias, quatro americanos têm a tarefa de sobreviver gastando apenas 1 dólar por dia, aproximadamente 5 reais.
No total foram utilizados cerca de 56 dólares e, apesar do documentário ter sido feito para mostrar a desigualdade social, ele também nos chama a atenção para como nós somos flexíveis quando o assunto é dinheiro.

14 – Me poupe!

Nathalia Arcuri é uma Youtuber, Jornalista, empresária, apresentadora e uma das investidoras mais bem sucedidas do Brasil.
O “Me Poupe!” começou como um canal no youtube e ganhou destaque esse ano ao conquistar sua própria série de televisão!
Durante essa primeira temporada do “Me poupe!”, exibidos pela Emissora Band, Nathalia Arcuri têm a missão de ajudar 12 pessoas endividadas até o pescoço e dar uma nova luz para a vida financeira delas.
Este programa é ideal para quem acredita que não ganha o suficiente para investir, ou para quem não consegue controlar os gastos. Além das várias dicas de educação financeira, também são dadas várias dicas de renda extra!

15 – Capital C

O documentário Capital C também é um ótimo filme para empreendedor assistir, ele foi um dos primeiros a retratar com riqueza de detalhes o sistema crowdfunding, responsável por ajudar milhares de empreendedores a conquistarem o seu sonho.
O crowdfunding surge como uma luz para ideias que precisam de fundos para serem postas em prática, nesse sistema tanto um inventor quanto uma empresa podem conseguir fundos e apoiadores para o seu negócio.
Sem dúvida é uma ótima opção para inspirar ideias inovadoras!

E então gostou das sugestões? Deixe nos comentários quais dessas 15 sugestões você já assistiu e conta pra gente o que você achou! Curta a página do Facebook

(Visited 75 times, 1 visits today)

Tags: | |

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.