fbpx

Mães empreendedoras é uma das realidades positivas do século, já que milhares de mulheres se tornam ainda mais chefes de família, provendo o sustento ou maior parte dele.

Com isso em mente, e se você é ou está pensando em se tornar uma, existem algumas dicas de produtividade que merecem a sua atenção.

Então, pegue o bloquinho de notas e se prepare para saber como começar a realmente mudar a sua rotina.

Boa leitura!

Organize a sua rotina de maneira personalizada:

Mães Empreendedoras

Não há como negar que as mães empreendedoras possuem uma jornada dupla, às vezes tripla de trabalho.

Ou seja, além das atividades visando renda, você ainda tem na rotina a questão de cuidar da casa e dos filhos, trabalho dobrado se as crianças são pequenas.

Porém, isso não quer dizer que não há como fazer a rotina funcionar ou mesmo que será necessário abandonar as suas ideias.

A dica está em reformular a sua rotina, de maneira que seja personalizada.

Por exemplo, ao invés de tentar seguir uma rotina fixa, pense que a sua pode ser alterada de acordo com o dia da semana ou necessidade.

Suponha que você precise organizar a casa e preparar o almoço das crianças todos os dias.

Neste cenário, reserve um horário da manhã ou tarde para isso, deixando o horário inverso para o trabalho.

É importante ressaltar que definir uma rotina, anotando e seguindo um esquema, pode ser bem mais simples, mas não quer dizer que sempre vai dar certo.

Então, pode ser necessário ir mudando o seu dia-a-dia de acordo com o que aparecer.

Mães empreendedoras devem fazer o tempo valer a pena:

Seguindo a ideia de rotina, é preciso dizer que, muitas vezes, não importa quantas horas você trabalha, mas a qualidade dessas horas.

Em outras palavras, é preciso fazer o tempo valer a pena.

Então, se você tem mil tarefas para fazer ou a sua cabeça está em outro lugar, tire um tempo para se organizar e depois comece.

Mães Empreendedoras

Caso contrário, você perderá tempo tentando trabalhar, vai se distrair com facilidade e, ao fim do dia, tudo estará pela metade.

Uma dica é evitar a procrastinação e começar agora mesmo a resolver o que precisa ser resolvido, seja o lanche dos filhos, uma bronca ou mesmo a pia cheia de louças.

Lembre-se de que, a hora do trabalho, deve ser aproveitada ao máximo e seu foco deve estar ali.

Na dúvida, organize o seu tempo de acordo com contextos, ou seja, o que você precisa fazer com os filhos, com a casa e com o trabalho. Divida e multiplique o seu tempo.

Aprenda que delegar tarefas é importante:

Mesmo que seja difícil de fazer isso, aprender a dividir as tarefas é a melhor forma de ensinar valores, evitar a sobrecarga e garantir que o seu trabalho aconteça.

Ou seja, não é um erro, mas uma das melhores coisas que você deve começar a fazer.

Em relação aos filhos, as tarefas devem ser pensadas de maneira gradativa, com aquilo que eles sabem.

Neste cenário, não peça para o seu filho fazer a lição sozinho se o mesmo ainda está aprendendo a ler.

Vá aos poucos, ensine o como fazer e delegue, seja guardar os próprios brinquedos ao final de cada brincadeira, tomar banho/comer sozinho, organizar o material escolar ou arrumar a cama.

Já para o seu companheiro(a), caso tenha, converse sobre dividir algumas tarefas, já que todos moram ali, sujam, comem e precisam desenvolver outras tarefas durante o dia.

Dividir as tarefas não é um favor, mas um ato de amor e companheirismo que deve ser resolvido na conversa.

Logo, você vai notar que todos ficarão menos estressados, terão mais tempo e ainda manterão o respeito e empatia em casa e fora dela.

Mães empreendedoras precisam de descanso e tempo:

Sim, você ama muito os seus filhos, quer fazer o seu negócio funcionar, quer manter a casa limpa e ainda gostaria de sair para passear.

Por outro lado, nessa rotina, onde fica o seu descanso, alimentação e espaço?

Pois bem, uma das dicas que as mães empreendedoras precisam seguir é que o descanso e tempo individual são essenciais para saúde mental e física.

Seja para fazer alguma atividade física ou ficar em silêncio.

Inclusive, dar-se esse tempo, evita o estresse, brigas, trabalhos mal feitos e muitos outros problemas comuns.

Sendo assim, converse com a sua família sobre esse tempinho e sobre a importância dele na sua rotina, já que crianças podem demorar mais para entender isso.

Não se esqueça de se alimentar corretamente, evitando lanchinhos ou refeições fora de hora, e defina um horário para dormir, mesmo que ele não seja seguido à risca.

Ao longo do dia, tente fazer um pequeno intervalo entre cada tarefa, respire fundo, estique os braços e se prepare para o que está por vir.

Saiba que o caos pode não ser tão ruim assim:

Desde cedo, mulheres são ensinadas que a casa sempre precisa estar arrumada, mas as mães empreendedoras sabem que esse é um desafio quase impossível.

Mesmo delegando tarefas e até separando um tempo do seu dia para isso, em algum momento, você vai perceber que o quarto das crianças parece ter recebido uma bomba, tem louça na pia e o cachorro está deitado no sofá da sala.

Desse modo, você precisa se permitir mais.

A dica é entender que esse caos todo é natural, não é o fim do mundo, e que você precisa deixar para lá.

Isso não quer dizer que tudo deve ficar como está, mas que pode ser deixado para depois ou para quando os responsáveis chegarem.

Inclusive, depois de ensinar, cobre os filhos e parceiro (a) a fazer a arrumação que deveriam ao invés de fazer você mesma.

Essa responsabilidade pode ser gradativa e não é unicamente sua.

Evite esse tipo de estresse que não leva ninguém a lugar algum.

Por fim, ficou na dúvida ou gostaria de compartilhar as suas dicas e experiências?

Comenta aqui embaixo, vou adorar saber mais.

Grande abraço e até o próximo post!

Assista esse vídeo com 3 dicas paras a mamães que querem começar a empreender:

(Visited 87 times, 1 visits today)

Tags:

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.