fbpx
marketing digital para pequenas empresas

O surgimento do marketing digital para pequenas empresas mostra que a indústria da publicidade não é mais dominada por empresas multinacionais.

Hoje em dia, estratégias e planos muito eficazes podem ser concebidos por empresas de porte menor. E o mais importante: sem afetar todo o orçamento da marca. 

Inclusive, estima-se que, no Brasil, as pequenas e médias empresas correspondam a 27% do PIB total. Já no comércio, a porcentagem do impacto no PIB chega a 53%, demonstrando a importância dessas empresas para o país.

Contudo, ainda é preciso que o negócio se destaque para que continue evoluindo e alcance novas oportunidades.

No texto a seguir, você confere detalhes sobre como as pequenas empresas podem investir em marketing digital. Descubra as vantagens, desafios e dicas para se destacar na área e se posicionar!

Benefícios do marketing digital para pequenas empresas

Benefícios do marketing digital para pequenas empresas

Estabelecer uma presença digital é muito importante para se conectar com o público, entender suas necessidades e criar novas oportunidades de negócio, seja oferecendo seguros de carros bom e barato ou um creme para hidratar os cabelos.

Nesse sentido, investir em marketing digital oferece uma infinidade de benefícios para as empresas. Descubra quais a seguir.

Segmentação de audiência

De acordo com pesquisas recentes, o Brasil tem mais de 126 milhões de pessoas acessando a internet todos os dias.

Em outras palavras, isso significa que seu negócio pode atingir muito mais pessoas, mais ainda, que isso pode ser feito dentro de um segmento e comunidades significativas por meio do marketing digital. 

Afinal, mais da metade da população nacional é usuária assídua da internet.

O grande diferencial do marketing é a personalização. Com tanta gente online, ganha a marca que sabe segmentar seu público e alcançar aquelas pessoas que, independentemente de qual região estejam (por exemplo), são potenciais compradores da marca.

Assim, é preciso preparar as estratégias de comunicação certas para cada etapa do funil de vendas de uma empresa que parcela ipva e multas e conforme o perfil do cliente estimado.

Ao invés de investir pesadamente em veículos de marketing tradicionais para conquistar audiências grandes, mas sem que isso seja realmente efetivo e mensurável, as pequenas empresas podem se concentrar em nichos de mercado que terão retorno e com um investimento consideravelmente menor.

Ou seja, é possível falar com um público limitado, mas qualificado por meio de vários canais, como redes sociais, e-mail, anúncios e derivados.

Aumento da presença virtual

Hoje, quando expostos a uma marca especializada em material filtrante, muitos consumidores querem saber a identidade, princípios e valores da empresa a fim de construir confiança antes de comprar.

Uma forma de estruturar uma marca e expressar sua personalidade e valores é por meio da criação de perfis em diversos canais, como as redes sociais, possibilitando a proximidade com o público.

Assim, você se torna mais reconhecível para os consumidores na internet, que também podem se identificar com o negócio. Além disso, pode interagir e responder a perguntas que possam surgir no futuro, facilitando a conversão de vendas.

Lembre-se de que clientes em potencial usam a internet para encontrar informações e interagir. Se você não estiver lá, outras empresas concorrentes tomarão seu lugar.

Medir resultados

Este é, talvez, o benefício mais importante do marketing digital para pequenas e médias empresas – sejam elas atuantes na área de fabricantes de equipamentos industriais ou na venda de produtos aos clientes finais.

Somente por meio de relatórios é possível medir e fazer ajustes estratégicos para continuar o cumprimento das metas e caminhar rumo ao sucesso.

No mundo digital, tudo pode ser quantificado e existem vários exemplos de informações que são cruciais para identificar a efetividade das campanhas e posicionamentos, como:

  • Cliques em uma página;
  • Tempo de permanência;
  • Cliques em um link;
  • Exibições de vídeo;
  • Curtidas;
  • Origem do tráfego.

Com base nesses dados, você poderá calcular o ROI (retorno sobre o investimento) e o CAC (custo de aquisição de clientes), métricas valiosas para sua estratégia.

Desafios do marketing digital para pequenas empresas

Desafios do marketing digital para pequenas empresas

Por mais que existam muitos benefícios dentro do marketing digital, também é preciso considerar os desafios que vêm junto.

Listamos a seguir algumas das principais questões que o pequeno empreendedor de  desentupidora Lapa e outros segmentos pode enfrentar, acompanhe para saber mais.

Analisar o Big Data

Toda a atividade do consumidor em canais digitais deixa para trás um grande volume de dados. 

É o que se convencionou chamar de Big Data (demandando análises específicas, principalmente em grandes empresas, visto que tem um maior volume de coleta de dados. Ainda assim, é fundamental que todos os empreendimentos saibam quais informações colher e como tratar esses dados).

Basicamente, esses dados são informações sobre os tópicos de que o cliente gosta, quantas vezes ele visita uma determinada página e o tipo de produto que está procurando, podendo ser colhido de forma independente na internet, como no site da empresa e nas redes sociais.

O manejo desse material pode ser extremamente difícil, demandando atuação de profissionais especializados na coleta, tratamento e criação de estratégias com base em dados, para alcançar resultados mais efetivos para o negócio.

De fato, a produção de dados desse tipo cresceu exponencialmente. Portanto, a análise pode ser um desafio.

Adaptação a diferentes plataformas

O sucesso das campanhas de Marketing Digital surge naturalmente com a escolha das plataformas de comunicação e de estratégias bem definidas. Assim, não basta apenas estar presente e considerar o fator sorte.

Assim, é preciso considerar quais redes estar e como se posicionar em cada uma delas, mantendo a coerência da identidade da marca. Esta tarefa nunca foi fácil e tornou-se ainda mais complicada nos últimos tempos.

A variedade de canais agora é infinitamente maior, todos eles com particularidades próprias. Isso dificulta o aproveitamento dos recursos que apresentam, mas também traz diferentes oportunidades ao tratar com perfis distintos dentro do público da marca.

Poder contar com várias opções é uma vantagem. No entanto, as empresas de consultoria tributária enfrentam barreiras na criação de uma proposta de valor que se comunique por esses canais e mantenha o mesmo nível de qualidade.

Fazer isso é uma questão de identificar uma plataforma e combiná-la com outras de forma complementar, considerando um planejamento geral sobre conteúdos para cada plataforma e, até, a atuação de profissionais específicos.

Aumento da concorrência

Se, por um lado, os baixos custos têm facilitado o acesso ao Marketing Digital, há uma consequência negativa: o aumento da concorrência.

Uma vez que praticamente todas as empresas usam técnicas avançadas para ganhar a atenção do cliente, isso requer muita dedicação e melhoria contínua do conteúdo.

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Dicas de marketing digital para pequenas empresas

Finalmente, é hora de se familiarizar com as dicas para aplicar essa técnica em benefício dos negócios virtuais. Leia mais a seguir.

Regras de SEO

Otimizar seu site para mecanismos de pesquisa ajudará suas páginas a ocuparem os primeiros lugares nos resultados de pesquisa do Google.

Resumindo, SEO é um conjunto de ações que o ajudarão a classificar seu site no Google de forma orgânica.

Isso significa que não existe apenas a possibilidade de pagar por anúncios para obter boas posições nos resultados de uma pesquisa relevante.

Dicas de SEO incluem a criação de um site atraente, com boa velocidade de carregamento, boa navegabilidade, uso de calls to action (CTAs) e otimização para dispositivos móveis.

Ainda no âmbito do SEO, preste atenção ao SEO local para conseguir uma boa posição em pesquisas locais relevantes, como “Endoscopia aparelho”, ou termos mais valiosos para a atuação de sua empresa.

Marketing de Conteúdo

Produzir o conteúdo certo é importante em um projeto de marketing digital para uma pequena empresa por uma série de razões.

Essa estratégia também ajuda a classificar suas páginas em mecanismos de pesquisa como o Google.

Do mesmo modo, conteúdos estratégicos e bem feitos agilizam a jornada do cliente potencial pelo funil de vendas, conferindo à empresa o status de especialista e melhorando a imagem da marca de camara fria para distribuidora.

Tendo em vista esses benefícios, o primeiro passo para aplicar a estratégia é a pesquisa de palavras-chave. Ela servirá como tema para a criação de conteúdo e orientará o tipo de material que você precisa produzir, bem como otimizará a localização dos textos pelos algoritmos e potenciais clientes.

Nesse contexto, o blog é uma ferramenta muito útil para a produção de conteúdo.

Usando ferramentas como o Google AdWords Keyword Planner e o Google Trends, você pode aprender os termos que as pessoas estão usando para pesquisar produtos e serviços relevantes e, com essas informações, você pode criar um conteúdo que atenda essas necessidades.  

seo para marketing digiital para pequenas empresas

O Link Building é uma forma de mostrar aos mecanismos de pesquisa que seu site é popular e que seu conteúdo é relevante.

O termo em inglês é o nome dado à menção que outros canais fazem do seu conteúdo empresarial, geralmente por meio de links.

Isso acontece quando o seu site é referenciado por outras plataformas que utilizam o seu link comercial em seus próprios conteúdos.

Ao obter links de alta qualidade você está ajudando o Google a entender que suas páginas são relevantes.

Em suma, você demonstra que suas páginas têm qualidade suficiente para aparecer em outros sites e páginas de qualidade, o que é valorizado por mecanismos de buscas e cria mais oportunidades para os clientes chegarem à página.

Por isso, encontre um parceiro que também produza conteúdo e proponha parcerias, como a produção de guest posts. Mas lembre-se que é importante que sua audiência e segmento de atuação se relacionem com os temas tratados no blog parceiro.

E-mail marketing

Esta é uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas na qual sua empresa precisa investir.

As pequenas empresas costumam evitar a criação de listas de mala direta e não investem nessa estratégia, mas isso é um erro!

Além de ser uma ótima forma de engajar potenciais clientes, o e-mail:

  • Aproxima empresa e leads;
  • Auxilia leads qualificados;
  • Estabelece comunicação segmentada;
  • Expande suas oportunidades de conversão. 

O marketing digital para pequenas empresas também envolve a construção de relacionamentos com os clientes existentes e a promoção de mais vendas, fatores esses favorecidos pelo e-mail, já que envolve confiança e envio de materiais mais adequados aos diferentes perfis de cliente.

Cabe ressaltar que não é uma estratégia cara, mito esse que figura um dos principais fatores para não haver investimento nesse tipo de campanha. Isso porque emails podem ser coletados facilmente no acesso a página, demandando apenas o uso de plataformas para envio e segmentação.

Marketing de mídia social

Provavelmente você já tem ou teve um perfil de mídia social, mesmo que seja pessoal. Por estar tão presente no dia a dia das pessoas, essas redes tornaram-se fundamentais também no relacionamento entre empresas e clientes.

Criar um perfil profissional não é o único passo para quem busca criar uma estratégia digital nessas plataformas.

Você precisa postar conteúdo regularmente para manter sua marca atualizada na mente dos consumidores.

Avalie onde está o seu público-alvo e persona. Então, invista no canal mais adequado para o seu projeto.

Considerações finais

Considerações finais

Todos os assuntos discutidos neste texto buscam clarear o horizonte do pequeno empreendedor que ainda não sabe como investir em marketing digital para se destacar.

É preciso desmistificar a ideia de que esse tipo de divulgação só vale a pena ser feito se a marca tiver um grande orçamento disponível.

As estratégias digitais podem ser empregadas por todo o tipo de empresas, desde que baseadas em pesquisas e conhecimentos, e são uma excelente opção para os negócios que precisam flexibilizar o orçamento disponível para publicidade, visto que são estratégias mais baratas. Ou seja, ideal para pequenos e médios empreendedores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Visited 53 times, 1 visits today)

Tags: | | | | | |

(GRÁTIS) Aprenda Agora os 6 Passos Secretos Para Ganhar R$4199,32 Em Casa Enquanto Cuida dos Filhos!

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.