fbpx

Entenda o conceito:

Hoje em dia muito se fala sobre ter seu próprio negócio, criar novos mercados, e assuntos relacionados. Mas de fato você sabe o que é empreendedorismo?

Definição de empreendedorismo

Mas afinal o que é empreendedorismo? Bom, empreender vai além de simplesmente ter um negócio, é a chave para a solução nova para um problema ou basicamente criar algo que ninguém havia pensado. logo, qualquer pessoa pode empreender, basta querer, se dedicar e principalmente, ousar.

De forma resumida podemos dizer que empreendedorismo é a junção de oportunidade e mentalidade inovadora.

Para ficar mais claro:

Empreendedorismo, é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas

JEFFERSON REIS BUENO SEBRAE

Empreender com “a grande ideia”

Para empreender tenha em mente que é essencial aquele pensamento fora da caixa, simplesmente pensar como a maioria vai ter fazer ter o resultado da maioria, e isso é um pavor para um empreendedor.

Também é importante salientar que para empreender não é necessário criar algo que seja de outro mundo. Temos diversos exemplos de empreendedorismo que podemos olhar e pensar:

-Nossa, como não pensei nisso antes?

Veja alguns exemplos:

  • Produtos Gourmet: esse é a grande febre dos dias atuais, tem hambúrguer, brigadeiro, geladinho, tudo que você pode imaginar. E são coisas que já existia antes, trabalhou um pouco o conceito do produto e empreendeu.
  • A roda: é muito obvio, claro que algo redondo vai ser melhor para puxar uma carroça não é verdade? mas antes de alguém ter tido essa ideia não existia, ou seja, preste a atenção nos detalhes.
  • Delivery: Você acha que sempre teve entrega das suas compras em casa? se enganou, alguém empreendeu com isso e hoje é algo natural.

A grande sacada está em analisar o que pode ser criado ou melhorado, mas lembre-se, pode ser apenas detalhes para um grande negócio ser criado.

Características de um empreendedor

Quem busca empreender tem algumas particularidades em comum, pode variar, mas na maioria da vezes segue um padrão, citarei algumas características e garanto, se você for empreendedor ou aspirante a empreendedor terá pelo menos uma delas, veja só:

  • Criatividade: o empreendedor vê oportunidades de negócios em tudo, a criatividade aflora a todo momento. E é muito importante se manter atento a todo momento, afinal uma oportunidade única pode passar na frente dos seus olhos;
  • Dedicação: para empreender o que não pode faltar é dedicação, afinal o resultado não é alcançado se não tiver trabalho;
  • Otimismo: a empresa pode estar indo pro buraco, as dividas podem estar crescendo, mas o empreendedor sempre vai acreditar que vai dar a volta por cima. E tem de ser assim mesmo, se ele mesmo não acreditar no seu negócio ninguém vai;
  • Liderança: quem empreende, tem de estar preparado para liderar, pois é ele quem deve (geralmente) liderar a empresa, se o empreendedor não souber fazer, corre um grande risco de falhar;
  • Autoconfiança: essa característica é essencial, uma boa ideia não serve pra nada se ficar no papel, e a auto confiança tem esse papel, quem acredita no seu taco faz o projeto crescer;
  • Resiliência: essa podemos dizer que é a mais importante, percalços, dificuldades, vão existir o tempo, como você vai reagir? Aceitar a situação ou se fortalecer com ela? Resiliência é passar por barreiras, aprender e voltar mais forte, importantíssimo para um empreendedor.

Tipos de empreendedorismo

Uma parte importante do empreendedorismo é saber e entender os tipos existentes em que o seu negócio vai se encaixar para não cometer erros estratégicos, veja os 3 tipos principais:

  • O primeiro tipo que irei mencionar é o Empreendedorismo Corporativo: esse modelo é realizado dentro de uma instituição já constituída, tem o foco na manutenção de uma marca existente, trazendo inovação, empreendendo com novos produtos, novos conceitos e claro maximizando os lucros;
  • Temos também o Empreendedorismo Social que está em franca ascensão e é o tipo mais desejado nos dias atuais, o foco desse modelo não está apenas no lucro, mas conjuntamente busca trazer uma melhoria social das pessoas e utilizando meios sustentáveis, não visa a competitividade;
  • Também temos o Empreendedorismo Individual que são as pequenas empresas ou negócios, e que estão em fase inicial. Dentro desse modelo podem estar inseridas o Microempreendedor individual (faturamento até R$81mil/anual) e a Microempresa (faturamento até R$360mil/anual).
  • Por fim não poderia deixar de citar o Empreendedorismo digital, mercado que está em ampla crescente e ainda oferece muito mercado. O grande atrativo desse mercado é a ausência de barreira física e claro, de ser muito rentável.

Concluindo:

  1. Entendemos o que é empreendedorismo, portanto sabemos que criar algo inovador não é coisa de outro mundo;
  2. Se quer empreender, então tenha em mente que o foco deve ser o cliente e trazer soluções;
  3. As características do empreendedor são importantíssimas, por isso tente maximizá-las. E se possível procure estabelecer novas características no seu perfil;
  4. É muito importante estruturar muito bem seu negócio e o seu foco, portanto faça uma análise detalhada da estrutura atual da sua empresa.
  5. Para finalizar, é muito importante entender e definir como será seu posicionamento no mercado, Assim será possível definir seu planejamento de forma adequada e inteligente.

Créditos das imagens: Freepik.com

(Visited 47 times, 1 visits today)

Tags: | |

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.