fbpx

Ser empreendedor é um dos objetivos de milhares de brasileiros que buscam iniciar um negócio ou mesmo fazer mudanças em uma empresa que já possui.

Com isso em mente, vale a pena conhecer vantagens e desvantagens dessa modalidade de ação, seja para aproveitar mais ou mesmo se previr.

Vamos começar?

De início, conheça as melhores vantagens em ser um empreendedor e as vantagens extras que cada uma delas pode trazer para a sua vida.

O sonho de trabalhar com aquilo que você ama:

Ser Empreendedor

Para começar, a principal vantagem de realmente ser empreendedor é aderir a ideia de trabalhar com aquilo que você ama.

Afinal, é bastante comum que esse sonho seja minado logo cedo, quando você precisa escolher entre conseguir um emprego, faculdade e ganhar dinheiro.

Ou seja, nem sempre existe espaço para descobrir aquilo que se quer ou mesmo investir nessa ideia logo de cara.

Desse modo, ser empreendedor traz a possibilidade de você realmente dar o passo de fazer o que ama, alcançar o seu propósito de vida e ser feliz, mesmo no trabalho.

Neste cenário, é importante ressaltar que gostar do trabalho é algo essencial para a saúde menta, afinal, é assim que você se dedica mais, evolui e se sente bem diariamente.

Ser empreendedor é ter mais liberdade e autonomia:

Entre as vantagens de ser empreendedor está a chance de ser o real dono da sua vida e do seu tempo.

De maneira simples, ao começar a ter o seu próprio negócio, você é capaz de definir uma nova rotina, tanto para trabalhar, como para se divertir e descansar.

Toda essa autonomia pode ser a chave para evitar o trabalho em excesso, estresse, falta de tempo com pessoas importantes ou mesmo ter as sonhadas férias anuais.

Em síntese, essa liberdade e autonomia também estão ligadas aos recebimentos, já que as ações para alavancar o negócio dependem de você.

Maiores aprendizados e valores:

Não é segredo que o “andar com as próprias pernas” permite que você aprenda muito, mesmo que acabe errando em algum momento difícil.

Ser empreendedor tem como vantagem não apenas o dinheiro ser seu e os ganhos estarem no seu controle, mas sim uma carga maior de aprendizados e valores.

Ser Empreendedor vale a pena

Portanto, você aprende como sair de uma situação difícil, entende que parcerias podem ser importantes e quais são as que deveria ter, entende que o respeito e empatia é base de negócio e muito mais.

Todos essas valores e aprendizados são apreendidos ao longo do tempo, através do conhecimento que você adquire.

Além do mais, ser empreendedor pode fazer com que você corra mais atrás de conhecimento/saber, ampliando a sua mente e campo de atuação.

Isso significa não apenas a questão de inteligência, mas domínio do seu campo, melhores chances de crescer e evitar erros, mas saber como contornar os passos em falsos.

Lembre-se que, nem sempre, ser empreendedor é fácil ou rápido, mas que é uma possibilidade de mudança, crescimento e liberdade em diversos aspectos.

Agora, é chegada a hora de conhecer algumas desvantagens em ser empreendedor para entender porque algumas pessoas ficam adiando essa mudança de vida.

Ser empreendedor significa não realizar tudo rapidamente:

Uma das principais questões ou desvantagens que precisam ser levantadas sobre ser empreendedor é a questão dos ganhos rápidos.

Isso porque, existem muitos indivíduos que realmente acreditam ou pregam a ideia de que você será milionário em pouco tempo ou mesmo que não precisar trabalhar.

Acredite, não é assim que acontece.

Ser empreendedor significa trabalhar duro para alcançar os seus sonhos, definir metas e objetivos continuamente, mudar estratégias e entender que existem obstáculos no caminho.

Ser Empreendedor de sucesso

Logo, você vai errar e até mesmo achar que a única alternativa é desistir.

Afinal, o mercado é competitivo e existe a questão da insegurança e possíveis riscos.

Você vai sentir o peso da responsabilidade:

Ao mesmo tempo que ser dono do próprio negócio traz a vantagem de mudar, crescer e até mesmo de definir seus ganhos, também traz como desvantagem a responsabilidade.

Em outras palavras, todos os resultados, estratégias, acertos e erros estão nas suas mãos.

A principal desvantagem dessa responsabilidade ao ser um empreendedor é a questão do estresse e ansiedade.

Ou seja, devido a toda essa responsabilidade, você pode acabar se sentindo mais estressado, não conseguir desligar e ter algum problema em lidar com a ansiedade.

Entretanto, é possível evitar ou mesmo controlar essa desvantagem através da organização da rotina, busca por conhecimento e tempo.

Lembre-se que você precisa se alimentar, dormir, descansar e aproveitar instantes com as pessoas que estão a sua volta.

Ser empreendedor é um risco:

Para finalizar essa lista de vantagens e desvantagens de ser empreendedor, um dos pontos negativos da área são os riscos.

Já que você está iniciando o seu negócio, que vai precisar competir com outros negócios, conhecer novas pessoas, fechar parcerias e encontrar clientes fiéis.

Mais importante que isso, ao assumir um negócio, você entende que é preciso se reinventar constantemente, assim como fazer muito marketing.

Seguindo essa linha, são riscos constantes que você enfrenta, tanto para conhecer e colocar novas estratégias em prática bem como para buscar mais clientes, novos mercados.

Ser Empreendedor

Esses riscos estão ligados não apenas a questão financeira, já que investir ou perder uma ação envolve dinheiro, mas ao seu negócio.

Por exemplo, ao correr o risco de não pagar impostos, quando preciso, não conhecer o fluxo de caixa ou deixar de avaliar os seus resultados, pode implicar em alguma consequência.

Justamente por isso, a recomendação é sempre conhecer o que a lei diz sobre o seu negócio e ter uma parceria com um contador, ou outro profissional.

Essa parceria garante uma análise mais completa e evita que você se perca nas contas, principalmente quando tiver funcionários ou o negócio começar a crescer.

Então, agora que já conhecer essas vantagens e desvantagens, está preparado para começar a ser empreendedor?

Comenta aqui embaixo o que achou desse conteúdo, os seus medos em começar ou até mesmo os seus resultados.

Grande abraço e até o próximo post!

(Visited 44 times, 1 visits today)

Tags:

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.