fbpx

Você conhece o poder dos principais gatilhos mentais utilizados no marketing digital? Veja aqui e comece a converter vendas hoje!

A mente humana é capaz de fazer coisas incríveis e possui um potencial que nem podemos imaginar, uma grande prova disso é o efeito placebo onde a mente faz com que sintomas e dores simplesmente desapareçam.

Geralmente, esse tipo de reação misteriosa do cérebro nos oferecem vantagens sociais que nem podemos imaginar, como por exemplo os gatilhos mentais utilizados para convencer alguém de que precisa comprar um determinado produto ou contratar um serviço.

Nessa postagem, vamos falar de 20 gatilhos mentais mais poderosos utilizados por quem realmente entende de marketing digital! Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre o que são os gatilhos mentais.

Os que são e como funcionam os gatilhos mentais

Provavelmente você nunca pensou sobre isso, mas nós também possuímos um instinto básico bem parecido como o dos outros animais e que reage da mesma forma.

O nosso instinto funciona através de reações químicas que são disparadas através dos “gatilhos”, que nada mais são que os estímulos do ambiente a nossa volta.

Por exemplo, quando um homem vê uma mulher que lhe desperta interesse e vice versa, o gatilho da reprodução é acionado fazendo com que diversos hormônios relacionados ao desejo sexual sejam liberados.

Esse mesmo sistema acontece com qualquer tipo de reação instintiva, e é nisso que os gatilhos mentais utilizados no marketing têm a função de fazer, despertar o instinto do público para que sejam tentados a comprar o produto oferecido.

Dito isso, podemos dizer que os gatilhos mentais são fundamentais para tornar a decisão de comprar algo a mais simples e óbvia possível. Agora que entendemos mais sobre o que são e como funcionam, veja abaixo 20 gatilhos mentais que você pode usar para facilitar suas vendas!

1. Curiosidade

Já foi provado cientificamente que a curiosidade é a mãe de todas as ciências, graças a ela podemos aprender coisas novas e explorar de forma destemida.

Então porque não usar essa força tão poderosa para converter vendas?

Para usar o gatilho da curiosidade é só fazer um pouco de mistério quando estiver apresentando um produto, a própria mente do público trata de imaginar e preencher as lacunas com coisas incríveis!

2. Prova Social

O ser humano é um ser sociável por natureza, já foram feitos diversos experimentos onde pessoas foram deixadas sozinhas por vários dias e o resultado é que elas tiveram uma “loucura temporária”.

Nós evoluímos nossa comunicação e melhoramos a capacidade de interagir uns com os outros durante milhares de anos, isso faz da prova social um dos melhores gatilhos para se usar.

A prova social consiste basicamente em ter pessoas comentando, utilizando e recomendando o produto, isso faz com que o cérebro entenda que o produto em questão possui qualidade e realmente resolve o “problema”.

3. Autoridade

Se um médico e um vendedor te oferecessem um mesmo produto para emagrecer, de quem você compraria? Se a sua resposta foi “do médico” meus parabéns, você é como 99,9% das pessoas!

Isso acontece porque nosso cérebro tende a confiar muito mais na palavra de pessoas que julgamos especialistas no assunto em questão. É comum um médico receitar remédios, afinal, ele estuda anos somente para se especializar, mas comprar medicamentos com um vendedor pode ser algo perigoso.

Isso não significa que você precise chegar ao extremo de contratar um médico como “garoto propaganda”, afinal a menos que você seja um farmacêutico não vai vender medicamentos controlados.

Além disso, o gatilho de autoridade serve para qualquer área e uma das formas de criar autoridade é produzindo conteúdo de qualidade para ganhar a confiança do seu público.

4. Afinidade

Se tem algo melhor que encontrar o produto perfeito para suprir suas necessidades, sem dúvida é quando um amigo em quem confiamos indica esse produto para nós.

O gatilho mental da afinidade têm esse mesmo efeito, as pessoas têm mais segurança em comprar pois vão te ver como alguém próximo e confiar na sua opinião sobre o produto.

5. Prova científica

Diferente da prova social, a prova científica é quando você têm uma série de especialistas que testaram e aprovaram os efeitos do seu produto e deram a ele o selo de garantia.

A prova científica pode ser por exemplo o selo de qualidade da ANVISA, a opinião de um especialista no assunto que mostra na prática que o produto funciona, estudos que comprovam a eficácia do produto, etc.

6. Aceitação Social

A aceitação social é um dos gatilhos mais poderosos dessa lista, consiste em um conceito simples de “fazer o que todos estão fazendo”. É através da aceitação social que as tendências da moda podem se estabelecer e mudar, por exemplo.

Você já teve aquela sensação de que se não tiver ou fizer o que todos os seus amigos fazem vai ficar deslocado? Pois isso é aceitação social!

7. Segurança

O gatilho mental da segurança está diretamente relacionado com a experiência do comprador com o produto, o vendedor e a entrega do produto.

Se o comprador tiver uma opinião negativa ou ver que alguém possui uma opinião negativa sobre o produto, pensará duas vezes antes de comprar.

Mas o contrário também acontece, quando tratamos bem nosso público alvo e cuidamos para que suas dúvidas sejam sanadas eles sentem segurança em comprar de nós.

8. Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade está baseado na necessidade do ser humano de querer retribuir um presente ou gentileza. Dessa forma, ao entregar para o seu público uma isca digital e conteúdo gratuito de qualidade, eles se sentirão o desejo de retribuir comprando algo de você.

9. Ganância

Por mais que uma pessoa seja boa, vá a igreja, dê esmolas, pague seus impostos, ela nunca estará livre do sentimento de ganância, isso porque ele está escrito em nosso DNA e faz parte de nós.

A ganância é uma reação instintiva acionada quando nós vemos a possibilidade de “ter mais, por menos”. Seja ter mais dinheiro trabalhando menos ou comprar produtos muito mais baratos (com desconto), esse gatilho mental sempre funciona.

Provavelmente você já deve ter lido algo do tipo “Como ganhei R$ 20.000 em um mês através da internet”. Isso é o gatilho da ganância em ação.

Não significa que você precise mentir, aliás, eu aconselho que não minta para o seu público de forma alguma.

10. Exclusividade

Quem não gosta de se sentir especial não é verdade? E o gatilho da Exclusividade garante isso.

Esse gatilho é muito simples de usar e faz muita diferença, geralmente ele é utilizado oferecendo acesso exclusivo a um site, grupo ou conteúdo mas o limite é a imaginação!

11. Especificidade

Quando se trata do gatilho da especificidade, informações precisas e claramente específicas fazem muito mais efeito. Esse gatilho geralmente é usado em chamadas para ação e têm como principal objetivo chamar a atenção do público.

Exemplo:

“Ganhe R$ 5 mil por mês!”

“Perca 1kg por semana!”

12. Preguiça

O gatilho da preguiça provavelmente é o mais conhecido dessa lista, afinal, quem nunca ouviu falar dos métodos “simples e rápidos” para fazer alguma coisa.

O grande problema desse gatilho é realmente entregar o que você prometeu ao público alvo, ou seja, uma solução simples e rápida para o problema deles.

13. Notícia

Esse é outro gatilho mental poderoso, mas infelizmente foi muito utilizado para espalhar vírus e fazer spam, por isso internautas mais antigos tendem a evitar esse tipo de gatilho, sendo necessário disfarça-lo de postagem.

Exemplo:

“Médico descobre método inovador para perder peso”

14. Experiência mútua

O gatilho da experiência mútua têm como objetivo ligar você a seu público alvo através de um “inimigo” em comum. Esse inimigo geralmente é o problema que o público quer resolver.

Exemplo:

“Eu também já sofri muito para perder peso, mas agora eu consegui!”

“Assim como você, eu demorei para fazer minha primeira venda e quase desisti, mas descobri um segredo que me ajudou!”

15. Urgência

O gatilho da urgência é muito utilizado no marketing digital e traz resultados bem positivos. Ele consiste basicamente em dar uma oferta bem atrativa por um curto espaço de tempo, isso faz com que o cérebro entre em pânico e não pense demais antes de fazer a compra.

Exemplo:

Grande promoção por tempo limitado!”

“50% de desconto para os primeiros 20 clientes!”

16. Segredo

O gatilho do segredo na realidade é utilizado para ativar dois dos mais poderosos gatilhos mentais dessa lista, a curiosidade e a exclusividade.

Além disso, oferecer uma “técnica secreta” para fazer alguma coisa e ter algum resultado, é algo que mexe diretamente com o lado do cérebro responsável pelo prazer, isso porque nós nos sentimos muito mais inteligentes e até superiores aos outros quando sabemos algo que ninguém mais sabe.

Exemplo:

“3 coisas que sua esposa não te conta”

“10 coisas que seu chefe esconde de você”

17. Apelo ao Medo

O único sentimento que é tão forte quanto a curiosidade é o medo, enquanto a curiosidade é a mãe de todas as ciências, o medo é o pai da sobrevivência.

Ter medo de algo nos obriga com todas as forças a evitar aquilo, mesmo que para isso precisamos comprar um produto.

Exemplo:

“Entenda os riscos de começar um negócio e como evitá-los”

“Você sabia que a obesidade pode causar diabetes, pressão alta e até infarto? Clique aqui e saiba mais!”

18. Motivo

Segundo diversas pesquisas, os clientes são muito mais propensos a comprarem quando damos um motivo que justifique a compra.

Exemplo:

“Compre o produto x e ajude as criança carentes”

“Adquira o produto Y para aprender como investir na bolsa de valores”

19. Garantia

A garantia é o gatilho mental que está diretamente ligado ao gatilho da segurança. Dar garantia do produto faz com que a primeira barreira que impede a compra caia tornando muito mais simples realizar a venda.

Exemplo:

“Garantia incondicional de 7 dias, você satisfeito ou seu dinheiro de volta!”

“Reembolso garantido caso o produto não resolva o seu problema”

20 . Escassez

O último gatilho mental é também o mais básico dessa lista. O gatilho da escassez parte da lógica que o nosso cérebro dá quando precisa julgar o valor de um objeto ou produto.

Acontece que quando algo é abundante nosso cérebro automaticamente passa a ver aquilo como comum e de pouco valor. Mas quando existem poucos exemplares o objeto se torna valorizado e todos passam a querer.

Exemplo:

“Vagas limitadas, faça sua inscrição antes que acabem!”

Tenho certeza que esses 20 gatilhos mentais vão ajudar a alavancar o seu negócio rapidamente! Gostou da postagem? Deixe nos comentários se você conhece mais algum gatilho mental e compartilhe com os amigos para divulgar essas informações!

(Visited 107 times, 1 visits today)

Tags: |

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.