fbpx

O crescimento dos negócios é algo muito importante e que todo empreendedor quer para a sua empresa. Nesse sentido, investir no método de growth hacking se torna um diferencial decisivo para os empreendimentos, visto que se trata de uma solução que ajuda a empresa a crescer partindo dos seus pontos críticos.

Growth Hacking

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma estratégia focada no crescimento de modo acelerado e significativo, partindo da análise dos principais pontos críticos, buscando propor soluções para estes aspectos.

Após encontrar todos os pontos que precisam de melhorias, os profissionais podem criar alguns experimentos com potencial de ajudar a solucionar os problemas da empresa e, assim, contribuir positivamente para o crescimento.

Os profissionais podem criar algumas hipóteses e averiguar a sua pertinência, desenvolvendo uma série de testes que ajudam a encontrar novas possibilidades para a empresa crescer de forma simples e eficiente. 

Em português, o Growth Hacking é conhecido como Marketing orientado a experiências e consiste na  identificação dos pontos críticos que precisam de melhorias e que estão diretamente ligados ao crescimento da empresa, sendo importante para o sucesso.

Isto posto, é importante ter uma equipe de profissionais com perfil criativo, analítico e que sejam especializados em Growth Hacking para conseguir analisar os dados.

Para identificar os pontos críticos, as empresas podem utilizar os KPIs (Key Performance Indicator), ou Indicadores-chave de performance, para identificar e mensurar as ações. 

Isso porque a função dos indicadores é verificar as ideias e propostas, se estão sendo colocadas em prática conforme o estabelecido no planejamento e quais os resultados identificados.

Inclusive, para que sejam acompanhados de forma clara, os KPIs podem ser verificados a partir de métricas que ajudam a entender os índices de vendas, tráfego, sucesso com os leads, entre outros detalhes, conforme as necessidades identificadas.

Estratégias de Growth Hacking aplicadas aos negócios

O que é Growth Hacking

O processo de implementação das estratégias de Growth Hacking dependem de alguns fatores como: 

  • Área de atuação;
  • Tipo de negócio;
  • Necessidade de melhorias;
  • Avaliação dos KPIs;
  • Particularidades da empresa. 

Portanto, o processo de pensar as estratégias deve ser feito com calma e planejamento, bem como uma avaliação minuciosa do negócio, já que alguns detalhes precisam ser considerados.

Apesar disso, é importante conhecer ações gerais que podem ser implementadas aos negócios, conforme as necessidades identificadas, mas principalmente com relação ao alcance de clientes e sua conversão.

Neste sentido, as principais estratégias que podem ser utilizadas para ajudar a empresa a crescer são:

1 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das mais usadas nos negócios para aumentar o tráfego e chamar a atenção dos leads (potenciais clientes). 

Para isso, o uso de blogs e redes sociais com conteúdos relevantes são formas de ter um crescimento interessante, mas pode não ser o suficiente.

Isso porque, para o sucesso, é necessário explorar outros recursos do marketing de conteúdo como a otimização das publicações com SEO (Search Engine Optimization). 

Com o SEO On Page, otimização do site e uso de palavras-chave, bem como a aplicação de técnicas de backlinks são modos de conseguir melhorar os resultados da página.

O Inbound Marketing, conhecido popularmente como marketing de atração, pode ajudar na fortalecer a divulgação dos conteúdos, pois consegue fazer com que as pessoas procurem a empresa de forma voluntária.

Os pontos positivos em integrar o Inbound Marketing com o Growth Hacking são:

  • Ajuda a especificar os objetivos e segmentar os clientes (facilitando a venda);
  • É facilmente adaptável;
  • Permite explorar outros modos e soluções para a empresa;
  • Proporciona crescimento constante e novas experiências;
  • Facilita o conhecimento sobre os clientes.

2 – Marketing de referência

Consiste em transformar os clientes da empresa em promotores da marca, ou seja, uma pessoa pode indicar um produto ou serviço, graças à confiança que tem na empresa

Em algumas campanhas específicas, o cliente que faz a recomendação para pessoas próximas pode receber recompensas pelas ações. 

O ponto positivo desta estratégia é o incentivo a divulgação, ou seja, o famoso marketing boca a boca, algo que ajuda no alcance de novos clientes e fidelização da audiência, além de contribuir para a redução de custos.

3 – Anúncios pagos

A estratégia de anúncios pagos nas redes sociais pode ser uma excelente maneira de conseguir divulgar os lançamentos para o público. 

Com as plataformas como Facebook Ads, Twitter Ads e outras opções são maneiras de criar campanhas com ótimo custo-benefício.

Com estes anúncios, é possível aumentar o tráfego, segmentar o público-alvo e assim aumentar o destaque da empresa nas redes, mas para manter o sucesso é necessário fazer manutenções periódicas e investimentos.

4 – Princípio de escassez

Principal gatilho do Growth Hacking, o princípio da escassez é uma técnica para estimular as vendas e motivar o público a realizá-la com rapidez, visto que um benefício é conquistado ou há prazo para descontos/limite de peças. 

Isso ocorre porque esta estratégia se baseia na ideia de que os itens escassos são os de maior valor. Com este conceito é possível acelerar as vendas sem gastar muito.

5 – Testes periódicos

Experimentos necessitam de testes constantes para ver se funcionam ou não. 

Por esse motivo, o teste A/B é o mais utilizado no universo do marketing e consiste em rodar duas versões de um mesmo material com uma variável específica entre as opções para verificar qual gera mais resultados frente ao público.

No growth hacking é possível aplicar diferentes testes. O único requisito é que o teste precisa ser baseado em dados para facilitar a tomada de decisões.

Deste modo, os investimentos em Growth Hacking proporcionam muitos ganhos, como ações mais focadas, redução de custos, ajuda a desenvolver uma cultura de melhoria constante na empresa, fideliza os clientes, além de ser uma estratégia muito efetiva.

(Visited 20 times, 1 visits today)

Tags: | | | |

(GRÁTIS) Aprenda Agora os 6 Passos Secretos Para Ganhar R$4199,32 Em Casa Enquanto Cuida dos Filhos!

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.