fbpx

Como a internet é um mercado vasto, com milhares de possibilidades, é possível que o jovem empreendedor ou iniciante não saiba exatamente como dar os primeiros passos.

Pensando nessa questão, reunimos uma série de melhores dicas que vão garantir que você comece agora mesmo e com o pé direito.

Então, pegue o seu bloquinho de notas ou agenda, saiba quais erros evitar, e não desista dos seus sonhos.

Vamos lá?

Jovem empreendedor

Comece a estabelecer metas concretas:

Uma das principais dicas que todo jovem empreendedor e iniciante de negócio online precisa ter em mente é que tudo funciona a partir de uma direção.

Basicamente, estabelecer metas é o vai funcionar como uma bússola, para que você saiba se está chegando a algum lugar e qual seria este lugar.

Entretanto, é essencial que as suas metas sejam concretas.

Em outras palavras, deixe de lados os objetivos irreais ou absurdos demais, dando espaço para o que realmente pode acontecer.

Para ficar mais fácil, a dica é começar a estabelecer metas definindo o objetivo final para, depois, formar um tipo de linha crescente.

Por exemplo: suponha que a sua meta seja se livrar das contas atrasadas, limpar o nome ou fazer uma compra grande, como um carro.

Então, sabendo qual a meta final, as metas concretas incluem fazer um planejamento financeiro, economizar, cortar alguns gastos ou até fazer acordos com o banco.

Comece um planejamento de rotina:

Entre os segredos de sucesso de milhares de gurus que ganham a vida com a internet, está o planejamento de uma rotina.

Isso porque, muitos iniciantes realmente acreditam que trabalhar em casa se refere a fazer tudo apenas na hora que você quer ou quando sobra tempo.

O que não é verdade.

Neste cenário, é preciso que o jovem empreendedor comece um planejamento para definir um horário de trabalho, conseguir cumprir com os prazos, conversar com clientes, estudar e assim por diante.

Jovem Empreendedor

É importante dizer que o sucesso de qualquer iniciante do negócio online requer disciplina, para manter a rotina.

Inclusive, vale a pena começar um planejamento financeiro para futuros investimentos.

Todo jovem empreendedor deve buscar conhecimento:

Caso você esteja se perguntando como milhares de pessoas, que já foram iniciantes, alcançaram o sucesso, é possível que parte da resposta esteja no aprendizado.

Dessa maneira, você precisa separar um espaço do seu dia, principalmente no início, para aprender mais sobre a área escolhida.

Geralmente, a busca do conhecimento começa através de informações que sejam relevantes sobre o público e nicho de mercado escolhido.

Ao mesmo tempo, é essencial conhecer novas ferramentas e estratégias, para estar sempre atualizado.

Defina um passo a passo:

Se você está bem no início do seu negócio, é possível que tenha se deparado com diversas listas e dicas sobre o que você precisa fazer ou como deve começar um negócio online.

Com esse fluxo de informação, pode ser bastante estressante conseguir atingir o sucesso.

Logo, se faz necessário montar um passo a passo que funcione para você.

Por exemplo, o jovem empreendedor deve começar buscando o conhecimento necessário, fazer um planejamento financeiro e de rotina e, apenas depois, realmente começar a montar o seu negócio.

Faça um balanço de desafios e conquista:

Seguindo essa lista de dicas, uma informação que pode lhe ajudar a continuar bem como a ter uma percepção mais real do mundo é um balanço de desafios e conquistas.

Empreendedor iniciante

Sendo assim, anote quais foram os erros já cometidos ou obstáculos marcantes e as vitórias ou resultados positivos que alcançou.

Com esse balanço de dados, é possível evitar a frustração ou o pensamento autocrítico, que geralmente leva os seres humanos a desistência.

Da mesma forma, esse balanço faz com que você perceba suas características positivas, como atitude, ou negativa, como o medo excessivo.

Portanto, é possível entender melhor como você funciona, o que precisa melhorar, como não cometer erros que já foram cometidos e assim por diante.

O jovem empreendedor precisa aprender a ser mais produtivo:

É comum que ao iniciar um negócio, você tenha grande dificuldade para terminar um projeto ou fazer a primeira venda, por exemplo.

Em geral, isso acontece porque você ainda está em um processo de aprendizado, o que faz com que o seu ritmo seja mais lento.

Ao longo do tempo, você aprende mais sobre otimização, ou seja, faz mal em um tempo menor.

Entretanto, desde o primeiro instante, é possível ser mais produtivo através de hábitos e mudanças bem simples de rotina, como:

  • Reduzir as distrações;
  • Ter horários fixos para se alimentar e trabalhar;
  • Ter um local apenas para trabalho;
  • Evitar o uso de aparelhos celulares ou outros;
  • Organizar as atividades de cada dia;
  • Trabalhar com uma agenda, etc.

Saiba como está sendo o seu progresso:

Todo iniciante pode ter alguma dificuldade de saber o que está ou não funcionando, já que todo o cenário ainda é novo.

Empreendedor iniciante

Entretanto, é importante saber como exatamente o seu progresso está caminhando.

Para isso, a dica é fazer listas de atividades e resultados, para ir riscando o que já foi alcançado.

Assim, você consegue ter uma ideia de onde você está, o que falta ou mesmo o que está por vir.

Nas modalidades de negócio online, você também pode medir o seu processo através de relatórios semanais, disponibilizados por diversas ferramentas que monitoram a sua página.

Deixe de ter medo da mudança:

Uma das verdades é que o jovem empreendedor quer alcançar o sucesso ao mesmo tempo que tem medo de sair do lugar ou da chamada zona de conforto.

Esse medo da mudança impede que você busque novos resultados ou parcerias ou mesmo que desista que algo que ainda está por vir.

Como a mudança é uma parte essencial dos negócios, se faz necessário abandonar este medo e começar a acreditar mais em si mesmo e no seu potencial.

Cuidado com os cursos que são oferecidos ao jovem empreendedor:

Ao começar um negócio online, você vai perceber que existem milhares de pessoas dispostas a vender cursos e e-books que prometem resultados milagrosos.

Na busca pelo sucesso, esses cursos realmente parecem uma boa alternativa, mas nem sempre oferecem o que prometem.

Além de ter cuidado com a escolha do material, é preciso entender que toda a atuação depende unicamente de você, ou seja, nenhum curso funciona como uma fórmula mágica.

Caso, ainda assim tenha interesse em saber mais e descubra um curso ou e-book sobre a temática, busque mais informações e opiniões antes de fazer a sua compra.

Todo jovem empreendedor deve prezar pela qualidade:

Caso você passe algumas horas navegando pela internet, vai perceber que existe um grande volume de informações, sites, blogs e iniciantes com uma quantidade absurda de material.

Jovem empreendedor

Isso já vem acontecendo a algum tempo, devido a popularização da rede.

Como resultado, aquele que realmente quer resultados efetivos de mercado deve ir um pouco além.

Dessa forma, você deve prezar não pela quantidade de material ou infoproduto que oferece, mas sim pela qualidade.

Afinal, é justamente isso que o cliente em potencial está procurando.

Trabalhe na criação de uma rede de relacionamentos:

Pode até parecer brincadeira, mas a realidade de quem trabalha online é que, muitas vezes, é uma rede forte de relacionamento que pode lhe ajudar nos momentos mais difíceis.

Para criar uma rede de relacionamentos, é preciso que você aprenda a se comunicar, busque tiver dúvidas e conhecer outras pessoas ou mesmo faça um esquema de troca.

Por exemplo, você ajuda um jovem empreendedor com um assunto e este lhe ajuda com outro.

Outro exemplo simples são os iniciantes que começam a trabalhar como freelancer.

Este mercado, de freelancer, permite que você encontre diversos clientes e profissionais que podem estar com você ao longo da sua carreira, mesmo que você mude de ação.

Então, cultive as relações.

Seja um jovem empreendedor estudante do mercado e das métricas:

Entre as dicas que todo iniciante precisa ter em mente é que você será um eterno estudante, tanto do mercado como das métricas, que são os números importantes e que mostram o progresso do seu negócio.

Isso porque, é possível perceber que todos os resultados e mercado estão em constante mudança, baseado no que você e outros milhões de pessoas estão fazendo.

Desse modo, é preciso acompanhar as mudanças, as tendências ou mesmo as oscilações de procura dos usuários.

Foque na veracidade das informações:

Entre as dicas que não podem faltar na lista de todo jovem empreendedor iniciante, está direcionar tudo o que você tem na verdade.

Mesmo que seja difícil de acreditar, a veracidade das informações é o que pode evitar que você cometa uma série de erros.

Afinal, existem milhares de pessoas mal-intencionadas capazes de prometer muito e cumprir pouco.

Para se destacar da grande massa, tinha a verdade e as comprovações ao seu lado.

Busque fazer algo que você goste:

É possível que todo iniciante acredite que para ter sucesso, é necessário investir em algo que está em alta, mesmo que seja algo que você não goste.

Bom, deixe um pouco essa perspectiva de lado.

O ideal é escolher algo que possa ser rentável, mas que você tenha paixão e interesse.

Caso contrário, é possível que você já esteja cansado no final do primeiro mês.

O jovem empreendedor precisa cuidar da saúde:

Chegando perto dos últimas cinco dias que todo jovem empreendedor precisa ter para começar com o pé direito, está uma questão pessoal: a saúde.

Ao começar a trabalhar por conta própria, muitas pessoas tende a se esquecer do básico, deixando a saúde sempre em outro plano.

Não à toa, o Brasil registra um aumento crescente nos casos de obesidade.

Por isso, comece a cuidar mais da sua saúde para que seja possível ter uma atuação de maior impacto, a longo prazo.

Melhora a sua forma de se comunicar:

Você já parou para avaliar a sua capacidade de comunicação?

Ou seja, a capacidade de falar, de ouvir, entender, compreender e, mais importante que isso, interpretar o que está subentendido.

Então, é chegada a hora.

Afinal, a comunicação será uma das principais armas que você vai utilizar durante todo o seu trabalho, seja com parceiros ou com clientes.

Não se esqueça de divulgar a si mesmo:

O marketing é considerado como a alma de qualquer negócio e, ao ser um iniciante, o foco está em divulgar a si mesmo bem como aquilo que você faz.

Seja através das redes sociais, e-mail, telefones ou mesmo com panfletos, comece a divulgar a si mesmo para ampliar o seu público.

Afinal, aumentar o número de pessoas que lhe conhecem também alavanca as chances de vendas, parcerias e sucesso.

Busque mais de uma âncora:

Se ser um jovem empreendedor não funcionar, você sabe o que vai fazer?

Pois bem, ao focar em uma única alternativa de sucesso, é possível que você acabe mais ou menos como o Titanic: afundando.

Isso não significa começar algo se preparando para o fracasso, mas entender que pode ser necessário ter uma segunda opção.

Afinal, a sua vida financeira precisa de equilíbrio para que suas necessidades sejam atendidas.

Saiba que até o jovem empreendedor precisa de descanso:

Existem dois grupos de pessoas quando o tema é trabalhar online: aqueles que acham que trabalhar em casa é uma eterna folga e aqueles que sabem que trabalhar na internet é nunca ter descanso.

Acredite, a verdade está ao lado deste segundo ponto.

Justamente por isso, se faz necessário definir um período de descanso a cada semana, seja um único dia ou mais, ou mesmo umas férias por ano.

Tudo isso permite que você se renove, mantenha o seu processo criativo em alta e não fique frustrado.

Não desista tão fácil, mas não insista no que está errado:

Para finalizar esse post, é preciso ressaltar que todo jovem empreendedor não deve desistir logo nos primeiros obstáculos.

Mas, ao mesmo tempo, deve saber reconhecer quando está errado e quando a ideia não está funcionando como deveria.

Caso esteja na dúvida, sempre faça um balanço de prós e contras antes de fazer a sua escolha.

Então, ficou com alguma dúvida?

Comenta aqui embaixo e aproveite para compartilhar as suas ideias, erros que cometeu ou como se reergueu.

Até o próximo post!

(Visited 125 times, 1 visits today)

Tags: |

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja os 8 passos para começar a empreender hoje mesmo.

Veja o passo a passo para começar seu negócio agora mesmo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Dan Reis
Dan Reis

Já trabalhei e estudei em diversas áreas, de química a tecnologia da informação, mas foi no fim de 2017 que me encontrei, descobri que o que eu gosto é empreendedorismo. Atuo desde então como empreendedor digital e minha vida mudou, mudou para melhor. Passei a fazer algo que gosto, ou melhor amo. Em 2019 percebi e me comprometi a compartilhar tudo o que eu aprendi (e ainda aprendo) para as pessoas que tem do mesmo desejo: Ser empreendedor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.